Aços Planos Chapas em Bobinas

Uma usina siderúrgica normalmente atua em toda a cadeia produtiva do aço, desde a extração do minério de ferro até a produção e comercialização de uma diversificada linha de produtos siderúrgicos que incluem aços planos (Chapas em Bobinas), revestidos, galvanizados, pré-pintados, folhas metálicas e aços longos (vergalhão e fio-máquina).
Os principais insumos para a fabricação dos Aços Planos (Chapas em Bobinas) são o minério de ferro, extraído da mineração, o calcário e o carvão mineral. A partir deles, são preparados o sínter, o coque e o carvão pulverizado. Outra matéria-prima fundamental para o abastecimento do alto-forno é a pelota, como fonte de ferro.
Laminados a Frio
Os Produtos Planos Laminados a Frio são obtidos a partir de Bobinas Laminadas a Quente Decapadas que sofrem redução de espessura em um Laminador de Tiras a Frio. O aço é severamente encruado nesta etapa e resgata a ductilidade nos processos subsequentes de recozimento de acordo com os requisitos de propriedades mecânicas e características superficiais desejados. As usinas possuem tecnologias de recozimento continuo de chapas e recozimento em caixa de alta convecção com atmosfera de hidrogênio puro. Os benefícios obtidos na utilização desses equipamentos são a elevada produtividade, adequado ciclo térmico, homogeneidade das propriedades mecânicas obtidas e limpeza superficial, garantindo características ao produto laminado a frio conforme normas, especificações para aplicações na industrias automobilística, utilidades domesticas, construção civil e eletroeletrônicos.
Os produtos laminados a frio podem ser fornecidos sem recozimento, no seu estado encruado (bobina “full-hard”).
Linha de Recozimento Contínuo de Chapas
Os produtos laminados a frio são entregues para o mercado na forma de bobinas ou chapas. Composição química, processo termomecânico, redução a frio e posterior recozimento permite a produção de aços de diferentes especificações e dimensionais.
- BFF – Bobina fina a frio nas espessuras 0,30 a 2,99 mm;
- BFE – Bobina de aço extrafino laminado a frio nas espessuras 0,38 a 0,60 mm;
São fornecidos com bordas naturais de laminação ou aparadas, acabamento superficial áspero, fosco ou brilhante, usualmente oleadas para proteção contra oxidação.
Galvanizados
A Zincagem por Imersão a Quente é um dos processos mais efetivos e econômicos empregados para proteger o aço contra a corrosão atmosférica. A proteção do aço pelo revestimento de zinco se desenvolve segundo dois mecanismos: proteção por barreira exercida pela camada de revestimento e proteção galvânica ou sacrificial, operante nos casos de exposição simultânea do par aço-zinco para pequenas descontinuidades do revestimento. Outra característica importante do revestimento de zinco é sua capacidade de se ligar metalurgicamente ao aço base por meio de uma camada de liga intermetálica, constituindo assim um sistema perfeitamente integrado. Esse produto pode ser produzido com revestimentos iguais ou diferenciados por face. Quanto mais espesso for o revestimento, maior será a durabilidade da chapa. Os revestimentos de zinco classificam-se em: zinco puro denominado cristal normal e cristais minimizados (GI) e liga zinco-ferro (GA).
Galvalume
A aplicação de revestimentos metálicos pelo processo contínuo de imersão a quente é uma das formas mais utilizadas para proteção do aço. Nesse processo, a tira metálica é imersa em um banho de metal fundido de modo contínuo. Dentre os revestimentos metálicos propensos à aplicação pelo processo de imersão a quente, podemos citar a liga Galvalume.
O Galvalume é a chapa de aço revestida com a liga 55%Al-Zn e combina a durabilidade do alumínio com a proteção galvânica do zinco, oferecendo excelente resistência a corrosão em atmosferas marinha e industrial em relação aos revestimentos de zinco existentes no mercado, resistência a oxidação a altas temperaturas e refletividade térmica superior associados com aparência agradável e distinta quando comparado a outros revestimentos semelhantes. Suas características de conformabilidade, soldabilidade e pintabilidade, associados as suas propriedades mecânicas, favorecem o uso para aplicações em diversos segmentos.
Pré-Pintado
O aço pré-pintado é produzido através da tecnologia de coil coating que garante superior performance do material como consequência do excelente processo de pré-tratamento antes da pintura e da uniformidade das camadas de tinta aplicadas (primer e Top coat).
Neste processo o material recebe um pré-tratamento que inclui a total limpeza da chapa e a aplicação de um selante, garantindo a perfeita aderência da tinta ao aço e proteção contra a corrosão. Em seguida, uma aplicação rigorosamente controlada de primers, tintas e filmes decorativos e protetivos oferecerá um produto de alta qualidade.
O produto pré-pintado pode ser adquirido em bobinas ou cortado em rolos, chapas e blanks. O substrato pode ser galvanizado, galvalume ou laminado a frio. O produto está disponível nas mais variadas cores buscando sempre atender as necessidades do cliente.
O aço pré-pintado oferece uma série de vantagens, entre elas praticidade, durabilidade e comodidade, de acordo com as necessidades de cada segmento. Agregando valor ao produto, a pintura confere ao aço excelente acabamento, garante estampabilidade, trazendo maior vida útil, qualidade, estética e confiabilidade.
Além disso, reduz a necessidade de investimentos e diminui os riscos ambientais associados a uma linha de pintura convencional (pós-pintura).
Folhas Metálicas
Existem folhas metálicas revestidas com estanho (folhas de flandres) e cromo (folhas cromadas) através de processos eletrolíticos, atendendo às necessidades específicas de resistência mecânica, conformabilidade, dimensões, acabamento e resistência à corrosão.
Aços Planos (Chapas em Bobinas) são usadas na produção de diversas embalagens para alimentos e bebidas, embalagens para produtos químicos, latas decorativas, rolhas metálicas e outras aplicações.
Créditos da Postagem
Todos os créditos e direitos autorais desta postagem são de: Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.
Rodovia BR 393, Km 5001 S/n – Vila Santa Cecília
Volta Redonda – RJ, 27264-120