Sem categoria

O Representante Comercial

Representante Comercial

Representação comercial é um negócio que está relacionado à intermediação, facilitando o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e o cliente. O representante comercial atua no processo de distribuição dos mais diversos segmentos de negócios, sempre com o objetivo de oferecer produtos de forma qualificada e eficiente.

As principais funções do representante comercial são: Visitar clientes e potenciais clientes, informar sobre produtos e fornecedores, fazer demonstrações de novos produtos e gerar interesse. Sondar necessidades e expectativas, oferecer soluções através dos produtos representados. Também fechar vendas e preencher pedidos para enviar à empresa representada, enviar relatórios sobre as negociações em andamento. Assim como pesquisar informações sobre clientes potenciais, avaliar e mensurar a satisfação do cliente enviando feedback à empresa representada e efetuar cobrança de valores quando solicitado.

A atividade é regulamentada pela Lei n.º 4.886/65, alterada pela Lei n.º 8.420/92, que além de definir o que é representação comercial, traz ainda algumas obrigações a serem observadas pelos representantes comerciais e pelas empresas que se utilizem dos seus serviços.

Definição de representação comercial:

De acordo com essa legislação, a representação comercial é uma modalidade de intermediação de negócios mercantis, ou seja, os representantes comerciais têm a função de facilitar os negócios envolvendo a venda de produtos ou mercadorias de seus clientes, chamados de empresas representadas. Esta intermediação envolve de um lado as empresas representadas, indústrias e/ou empresas dedicadas ao comércio atacadista, e de outro lado seus clientes, outras empresas atacadistas ou varejistas. Dessa forma cabe ao representante comercial fazer a ponte entre a empresa representada e seu público de interesse, de modo a aumentar o número de negócios entre elas.

Vale lembrar também que a intermediação de negócios envolvendo prestação de serviços não é considera pela lei como representação comercial, ou seja, ela se limita apenas à intermediação de negócios mercantis.

Algumas obrigações legais:

A legislação que regulamenta a atividade dos representantes comerciais estabelece uma série de obrigações, tanto para o representante como para as empresas representadas, dentre as quais destacamos:

Autonomia

Não deve haver subordinação entre o representante comercial e a empresa representada, devendo o representante comercial possuir autonomia para o exercício de suas atividades.

Registro

As atividades de representação comercial podem ser prestadas tanto por pessoas físicas (autônomos) como por pessoas jurídicas (empresa), sendo obrigatório seu registro junto ao Conselho Regional de Representação comercial do estado onde elas exerçam suas atividades.

Características do Representante

Dentre as principais características que um bom representante comercial deve ter, podemos destacar:

  • Honrar os compromissos que assumiu com a(s) empresa(s) contratada(s) de vender seus produtos ou serviços;
  • manter uma boa imagem das suas vendas perante os clientes;
  • fazer visitas regulares e periódicas aos clientes;
  • manter atualizada sua carteira de clientes e conhecer os procedimentos legais de crédito, compra, vendas, produção, expedição e entrega.

Também:

  • Conhecer bem o ramo de negócio.
  • Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
  • Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias.
  • Acompanhar o desempenho dos concorrentes.
  • Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos.
  • Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.

Matéria Prima / Mercadoria

Um escritório de representação comercial não vende produtos e sim presta o serviço de representação para seus clientes; a matéria-prima é o capital relacional (também conhecido como network) e o capital intelectual e competências.

Canais de Distribuição

O canal de distribuição dos serviços de uma empresa de representação comercial constitui-se da ação profissional exercida pelo empresário do ramo. Ele participa do caminho que leva o seu produto/serviço do início ao final do processo.

O Representante de vendas é um agente intermediário que não adquire a propriedade da mercadoria; sendo assim os aspectos ligados aos canais de distribuição não são sua preocupação direta. No entanto é importante que ele conheça a estrutura logística de seus fornecedores e compradores, bem como as características do transporte, da armazenagem e seus gargalos e alternativas, de modo a passar segurança aos clientes e evitar problemas relacionados aos prazos de entrega e condições específicas para cada tipo de produto.

Divulgação

Os meios para divulgação de uma representação comercial variam de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. Pois negócios dessa natureza requerem contato pessoal e ainda são valorizados os atributos atitudinais e comportamentais dos representantes.

Determinados tipos de representações funcionam muito bem apenas pela internet, desde que o projeto seja realizado dentro de princípios adequados ao modelo de comércio eletrônico.

Assim sendo a divulgação através de site na internet nos dias atuais passa a ser um item fundamental para a promoção do negócio, pois cada vez mais as empresas e pessoas físicas consultam a internet para resolver problemas, procurar produtos e soluções para as suas demandas.

Créditos da postagem

Todos os créditos e direitos autorais desta postagem são de: SEBRAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *