Tratamento da Madeira

O tratamento da madeira de forma industrial, em autoclave, pelo sistema de vácuo e pressão é uma opção inteligente para engenharia, arquitetura, paisagismo e decoração. No tratamento industrial, as Usinas de Preservação de Madeiras (UPMs) contam com uma vantagem comparativa no mercado: preservativos químicos tecnologicamente avançados, seguros e de alto desempenho. Estes produtos garantem resistência e durabilidade à madeira – seja ela oriunda de floresta tropical certificada ou de reflorestamento – nas mais diversas situações e graus de agressividade a que estará exposta.
Vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões, móveis de jardim e uma grande variedade de produtos da madeira têm sua vida útil estendida por décadas. Madeira tratada, além de durável é versátil, confiável e ecológica.
Ciclo de carbono dos produtos de madeira
O vídeo abaixo, adaptado da entidade canadense Cecobois, demonstra didaticamente todo o ciclo do carbono e explica as diferenças entre o desflorestamento e o reflorestamento, quanto de energia é gasto no processo de construção quando se utilizam cimenteiras, fundições e a madeira. Confira como a madeira é ambientalmente amigável e, além de conferir beleza e requinte, é também o material com menor consumo de energia.
Madeira tratada atende amplamente às exigências de setores como:
1. Construção Civil
A madeira tratada é recurso natural renovável e de ciclo curto. É a melhor escolha tanto do ponto de vista técnico, quanto do ambiental, como componente para uso em sistemas construtivos. Permite qualquer tipo de acabamento, desde os tradicionais até os mais avançados e protetores.
2. Rural
O tratamento da Madeira de eucalipto em autoclave proporciona a obtenção de excelentes peças tais como: mourões, esticadores e outras peças feitas para emprego no campo. Além do excelente desempenho físico-mecânico e durabilidade, a alternativa ajuda diminuir a pressão sobre madeiras tropicais.
3. Ferroviário
Dormentes de madeira tratada em autoclave para atendimento ao setor ferroviário permitem melhor aproveitamento das toras no caso das madeiras tropicais, com utilização da parte branca, o alburno. Também possibilita a utilização de madeira de reflorestamento como o Eucalipto, um recurso natural renovável e de ciclo curto.
4. Elétrico
O Tratamento da Madeira proporciona postes de eucalipto com melhor nível básico de isolamento (NBI), facilidade no manuseio e transporte. Maiores espaçamentos entre cada poste e, consequentemente, mais economia. O que não é pouco, já que a instalação de postes representa entre 20% e 25% dos custos de implantação das redes de distribuição de energia elétrica.
Cruzetas de Eucalipto preservado apresentam vantagens como fácil manuseio, transporte e manutenção. A cruzeta roliça de Eucalipto preservado é uma inovação introduzida mais recentemente no mercado brasileiro.
Veja abaixo o processo do Tratamento da Madeira em uma Usina de Preservação
Créditos da postagem
Todos os créditos e direitos autorais desta postagem são de: Montana Química LTDA.